Concerto Orgão Histórico Diamantina

O Concerto do Órgão Histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita é um dos mais belos eventos que compõem a oferta musical de Diamantina

Diamantina é um destino turístico com forte tradição musical. A música está presente no cotidiano do diamantinense, ofertada ao longo de todo o ano em diversos espaços e em variados estilos Os turistas e visitantes motivados por conhecer o patrimônio histórico e natural, encontram aqui um cidade em efervescência musical.

Criado no ano de 2015, o Concerto do Órgão Histórico encantou e emocionou aos mais de 1.300 expectadores que tiveram a oportunidade de assisti-lo em sua primeira temporada anual. O órgão histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Diamantina foi integralmente construído no antigo Arraial do Tijuco entre 1782 e 1787 pelo padre Manoel de Almeida e Silva, em resposta às demandas de uma sociedade culta, sensível em dotar o culto divino de um de seus mais prestigiosos ornamentos: o órgão. Segundo instrumento erigido no seio da Igreja do Carmo do antigo arraial, atual cidade de Diamantina, o mesmo esteve sob as ordens do eminente compositor José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (Serro, 1746? – Rio de Janeiro, 1805), desde a sua conclusão até 1794.

Influências Musicais

É bastante provável que o grande músico do Serro tenha influenciado diretamente a concepção do instrumento, único órgão remanescente utilizado por Lobo de Mesquita, cujo nome tornou-se indissociável à sua própria história.

Concerto do Órgão Histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita

O concerto acontece todas as sextas-feiras que antecede a Vesperata às 20hs na Igreja do Carmo.

A produção executiva e a comercialização de ingressos para o evento são realizadas pela Minhas Gerais Turismo, empresa parceira do evento, o qual conta também conta com o apoio da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo e da Prefeitura de Diamantina.

Confira a Programação de 2018:

Sempre às 20 horas.

  • 13 e 27 de abril
  • 04 e 25 de maio
  • 08 e 22 de junho
  • 06, 13 e 27 de julho
  • 13, 17 e 24 de agosto
  • 14 e 28 de setembro
  • 12 e 19 de outubro

A Pousada do Garimpo: A melhor opção de hospedagem em Diamantina!

Para conhecer nossas acomodações, clique aqui ou faça agora mesmo a sua reserva.

Confira também nossos Pacotes para a Vesperata 2018 e conheça também sobre o Sarau Arte Miúda que acontecem sempre no mesmo final de semana do Concerto.

Mais informações do Concerto, você encontra no site: minhasgerais.com

Fontes: minhasgerais.com e orgaodiamantina.com


Compartilhe:

Diamantina Gourmet 2018 Evento de Encerramento Diamantina Gourmet 2018