O terceiro post da série Dicas de Passeios por Diamantina traz as principais igrejas e catedrais da cidade. Confira!

Um passeio pelo centro histórico de Diamantina é uma verdadeira volta ao passado, com antigos casarões e construções religiosas do tempo colonial.

As igrejas da cidade são do período barroco, com belos ornamentos e imagens que simbolizam a riqueza decorrente da corrida do ouro e extração de pedras preciosas no século XVIII.

E para começar o passeio, contamos um pouco sobre a Catedral Metropolitana de Diamantina

A Catedral Metropolitana – Santo Antônio da Sé fica na Praça da Matriz de Diamantina.

Catedral Metropolitana Diamantina

Até 1932, no local aonde foi construída a atual Catedral, existia a antiga igreja de Santo Antônio do Tijuco, construída por volta de 1750. Desta antiga igreja, nota-se a presença dos altares laterais que remetem ao estilo barroco.

A Catedral possui uma estrutura externa simples, em tons de branco e azul que reforçam uma aparência bem tradicional e faz parte do acervo paisagístico da cidade, tombado em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Para mais informações: (38) 3531-1094
Endereço: Rua Direita, 50 – Centro – Diamantina/MG

Maior destaque entre as igrejas de Diamantina, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo reserva belas surpresas aos visitantes!

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja do Carmo Diamantina

A igreja fica bem em frente a Casa da Chica da Silva e foi construída por seu amante, Fernandes Oliveira na segunda metade do século XVIII.

A Igreja Nossa Senhora do Carmo possui um interior repleto de belas pinturas no forro, com obras de José Soares de Araújo, Manoel Pinto e de “Aleijadinho”. Nos fundos da igreja, a torre da igreja é um detalhe raro.

Outro destaque de seu interior é o órgão que até hoje está em funcionamento e vez ou outra é tocado por músicos que se apresentam na igreja.
Confira a agenda de concertos aqui: orgaodiamantina.com

Quando é possível visitar a Igreja?

Não possui um horário certo para sua abertura, a chance de conseguir conhecer o interior da Igreja de Nossa Senhora do Carmo é uma questão de sorte!

Para mais informações: (38)3531-1188
Endereço: Rua do Carmo, s/n, Diamantina/MG

Igreja Nossa Senhora do Amparo

Igreja Nossa Senhora do Amparo Diamantina

Com sua construção iniciada na metade do século XVIII e concluída apenas no século XIX, a pequena igreja em tons de azul e branco, possui altares trabalhados em estilo barroco-rococó. Em seu interior destacam-se o púlpito em forma de cálice, suas imagens e um presépio de madeira que data do final do século XVIII.

Ao longo do século XIX passou por várias reformas, como a demolição da primitiva torre em 1813 que, por ser de pedra, causou danos à estrutura do edifício, sendo reedificada cinco anos depois.

Famosa por sediar a Festa do Divino.

A igreja Nossa Senhora do Amparo possui uma torre única no centro e fachada delicadamente decorada com peças de madeira. Posteriormente, ganhou o título de Capela Imperial e hoje é famosa por sediar a Festa do Divino, uma das mais tradicionais de Diamantina.

Aonde fica e quando pode ser vistada?

Endereço: Rua do Amparo, Diamantina/MG
Horário oficial de funcionamento:
Terça a Sexta – de 13h às 17h
Sábado – de 9h às 12h e 14h às 17h
Infelizmente não é possível garantir que a igreja estará aberta nestes horários. É comum os visitantes a encontrarem fechada para visitação!

Igreja de Nossa Senhora das Mercês

Construída em fins do século XVIII, a nave e a capela-mor apresentam ambientes com características diversificadas, em função de sua nave ter sido reformada na terceira década do século XIX.

igreja-das-merces

A Irmandade de Nossa Senhora das Mercês foi criada em 1772, originada de uma cisão da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, da qual se desligaram os irmãos mulatos, com a resolução de constituírem nova irmandade.

Endereço: Rua das Mercês – Diamantina/MG
Não está aberta para visitação.

Igreja de São Francisco de Assis

Com sua construção iniciada por volta de 1762, a igreja São Francisco de Assis em estilo predominantemente rococó, possui belos entalhes em seus altares que combinam madeira e ouro.

Localizada em uma posição privilegiada da cidade, no alto do morro e com boa vista para a cidade.

Se destaca pela Torre de sinos que é aberta à visitação.

igreja-sao-francisco-de-assis

Com apenas uma torre lateral e detalhes em cores fortes, a igreja chama a atenção pelo belo interior, onde é possível ver pinturas de José Soares de Araújo e Silvestre de Almeida Lopes, dois grandes nomes da arte sacra mineira. A igreja se destaca também por ser o local onde Chica da Silva, mulher negra e escrava alforriada, foi enterrada.

Para mais informações:
Endereço: Rua São Francisco, s/n – Diamantina/MG

Basílica Sagrado Coração de Jesus

Basílica Sagrado Coração de Jesus Diamantina

A igreja foi construída entre 1885 e 1890 e segue o estilo neogótico. Seu projeto foi elaborado pelo Padre Júlio Clévelin, o mesmo que peojetou a igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Caraça.

Em 1920, a igreja foi elevada à categoria de Basílica.

Para mais informações:

(38) 3531-2455
Praça Sagrado Coração Jesus, 11 – Diamantina/MG

Para fechar o passeio, conheça um pouco sobre a Capela Nossa Senhora da Luz

Fruto de uma promessa feita por uma portuguesa, Maria Tereza de Jesus Perpétua Corte Real, após ter se salvou de um terremoto em Lisboa, em 1755.

A igreja foi construída em época posterior estando concluída em 1819. A dama portuguesa que erigiu a capela anexou à mesma um recolhimento e educandário para meninas órfãs. Quando Dona Tereza de Jesus faleceu em 1826 foi sepultada a entrada do templo. A capela da luz, como tantas outras, necessitou passar por várias reformas, porém manteve seu estilo apesar de algumas alterações.

Endereço: Rua da Luz – Diamantina/MG

Confira também as outras Dicas de Passeios pro Diamantina:
Cachoeiras e outras belezas naturais em Diamantina e região
Museus e Casas históricas de Diamantina
Carnaval de Diamantina


Compartilhe:

Ultra Maratona MTB Sertão Diamante 2018 Trail Run Espinhaço Extremo - Etapas 2018 em Diamantina/MG