Jubileu de Diamante em Diamantina

Dom Leonardo celebrará no dia 08 de dezembro, em Diamantina, o seu Jubileu de Diamante de Ordenação Sacerdotal.

E para comemorar, seus irmãos Horácio (in memorian), Giovanni e Lineu sócios-proprietários da Pousada do Garimpo convidam a todos para estarem em Diamantina neste dia e oferecem uma diária especial para a hospedagem:

R$200,00 o apto duplo com café da manhã

O que está esperando? Solicite já a sua reserva!

O Jubileu de Diamante

A celebração do Jubileu de Diamante de Ordenação Sacerdotal será realizada no dia 08 de dezembro de 2019, às 10h na Catedral Metropolitana de Diamantina.

Dom Leonardo de Miranda Pereira, O Bispo Missionário Intinerante

Dom Leonardo de Miranda Pereira nasceu em 31 de maio de 1936 em Diamantina/MG, filho de Antônio Gabriel Pereira e de Maria Nilda de Miranda Pereira.

Em 1948, ingressou no Seminário de Diamantina, onde cursou Filosofia e Teologia.

Foi ordenado Padre da Diocese de Diamantina em 08 de dezembro de 1959, pelas mãos do Arcebispo Dom José Newton de Almeida Batista.

Daí então começou o seu ministério pelos espaços da Diocese:

Vigário coadjutor em Sabinópolis e Guanhães, depois Pároco no conjunto Couto de Magalhães – S. Gonçalo do Rio Preto – Felício dos Santos; Pároco em São Sebastião do Maranhão por quase 15 anos, onde fundou o Ginásio Municipal São Sebastião do Maranhão, hoje Escola Estadual de 2° Grau; Reitor interino do Seminário e Capelão do Colégio Nossa Sra. da Dores em Diamantina; Pároco de Guanhães durante 10 anos.

Em todas as Paróquias por onde passou, criou movimentos religiosos e procurou dinamizar os que já existiam.

Em Guanhães, levou a termo a construção da Igreja Catedral, inaugurada em junho de 1981, e foi professor na Escola Estadual Odilon Behrens.

Foi encarregado de montar e organizar o processo de criação da Diocese de Guanhães, instalada em 01 de maio de 1986, sendo desmembrada da Arquidiocese de Diamantina e das Dioceses de Itabira e de Governador Valadares.

Em 21 de maio de 1986, a Santa Sé o elegeu terceiro Bispo Diocesano de Paracatu.

Como Bispo, Dom Leonardo criou 20 paróquias, ordenou 50 Padres para a Diocese de Paracatu, 30 Diáconos permanentes e 1 Bispo (Dom Benedito Gonçalves dos Santos, nomeado para Presidente Prudente – SP).

Além de seu trabalho pastoral, destaquem-se também ações de caráter social, como projeto de urbanização do Bairro Bom Pastor (terreno da Mitra Diocesana) tendo distribuído mais de 1.000 lotes para a população de baixa renda e sem teto.

Dom Leonardo esteve 26 anos à frente da Diocese de Paracatu, tendo que se afastar do comando da Diocese por força da idade.

Em 7 de novembro de 2012 se tornou Bispo Emérito de Paracatu.

Aproveite e venha visitar um dos Patrimônios da Humanidade – a bela Diamantina!


Compartilhe:

Dom Leonardo, Bispo Emérito de Paracatu comemora Jubileu de Diamante em Diamantina Reveillon em Diamantina