Feriado Tiradentes Diamantina

21 de abril – Dia de Tiradentes

A data é considerada feriado nacional desde 1965 em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes que foi considerado Patrono da Nação Brasileira.

Tiradentes foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, por ser considerado um traidor da Coroa Portuguesa devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira – conspiração de uma pequena elite de Vila Rica – atual Ouro Preto (MG), ocorrida em 1789, contra o domínio português.

Aproveite o feriado para conhecer um pouco mais de Diamantina e seus arredores!

Envolta por serras, rios e cachoeiras, Diamantina é uma cidade que soube conservar sua arquitetura, cultura e natureza tornando-se uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas do Brasil.

Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela UNESCO, é o ponto inicial da Estrada Real, rota turística formada a partir do antigo caminho, aberto pela Coroa Portuguesa, por onde passavam os diamantes enviados aos portos e depois ao velho mundo.

Diamantina lampião

Algumas dicas para curtir o feriado de Tiradentes em Diamantina – Minas Gerais:

Casa de Chica da Silva

Sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a casa foi habitada pela ex-escrava Chica da Silva.
A construção chama a atenção por seus espaços grandiosos, a casa possui várias sacadas de onde é possível avistar a torre da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e um jardim-pomar construído em degraus com pedras sobrepostas.

Na Casa de Chica da Silva acontece uma exposição permanente do artista plástico Marcial Ávila que retrata em óleo sobre tela as imagens que Chica foi capaz de construir no imaginário popular.

Aberta para visitação de terça a sábado, das 12h às 17h30 e domingo, 9h às 12h. A entrada é gratuita.

Onde fica: Praça Lobo de Mesquita, 266 – Centro de Diamantina.

Mercado Velho Diamantina

Mercado Velho

Construído em 1835 e também conhecido como o Mercado dos Tropeiros, antigamente era utilizado pelos tropeiros como pólo de distribuição de mercadorias para o Vale do Jequitinhonha. Hoje em dia, abriga feiras de artesanatos, feira de produtos regionais típicos e atrações culturais como shows e peças de teatro.

No dia 21 de abril à partir das 18 h tem a Sexta Nossa, feira que acontece desde 1998 com música ao vivo e comercialização de comidas regionais.

Nesta sexta terá show do Acorde Mineiro. E no sábado à partir das 8 h da manhã tem feira de produtos hortifrutigranjeiros e de artesanato, além de Show coma banda Samba 2.

Biribiri

A Vila Biribiri e o Parque Estadual

A Vila Biribiri surgiu no final do século XIX, fundada em torno da Companhia Industrial de Estamparia.

Em 1973, a tecelagem foi desativada, mas suas construções foram conservadas e atualmente o povoado recebe turistas que querem sossego e tranquilidade.

A Vila manteve a sede da fábrica, o teatro, a escola, as residências operárias e a igreja e o seu redor foi transformado no Parque Estadual do Biribiri, tombado pelo Iphan foi  inaugurado em 1998.

O Parque preserva uma grande área ambiental da Serra do Espinhaço e a entrada é gratuita.

O parque funciona todos os dias das 9h às 18h.

Cachoeiras para repor as energias

Cachoeira dos Cristais

Cachoeira da Sentinela

A cachoeira possui diversas quedas e é ideal para crianças e adultos. Os poços de água são mais quentes e cristalinos formando perfeitas jacuzzis naturais.
O acesso é fácil e fica a apenas 7 km da entrada do Parque. A estrada é de terra, mas bem sinalizada.

Cachoeira dos Cristais

A cachoeira dos Cristais possui duas quedas d’água e poços de água cristalina que formam piscinas naturais belíssimas e fica a cerca de 13 km da portaria do Parque Estadual do Biribiri, depois da Cachoeira da Sentinela e antes da Vila do Biribiri.

O acesso é bem tranquilo, mas tem que ter cuidado com as crianças pois o poço é mais fundo e a queda d’água é mais volumosa. Ideal para adultos.

Confira nossas opções de hospedagem e venha aproveitar o feriado na Pousada do Garimpo!


Compartilhe:

Dia das Mães na Pousada do Garimpo Arraiá de Santo Antônio em Diamantina