Oficina Recriação Receita Bolo de arroz

O Bolo de Arroz: Patrimônio Imaterial de Diamantina

O modo de fazer do Bolo de Arroz tem uma significante representação para a sociedade diamantinense e lhe configura uma singularidade. A preocupação com a manutenção deste saber demonstra que ele está enraizado no cotidiano da sociedade, sendo parte de suas memórias afetivas e de suas referências histórico-culturais e identitárias.

Ainda que este bolo de sabor marcante tenha menos espaço na dieta cotidiana atual dos diamantinenses do que já teve no passado, ele segue vivo em suas memórias e em suas celebrações.

Tradição transmitida de geração em geração

Não se sabe ao certo desde quando o bolo é preparado. Evidentemente sua receita pode ter sido transmitida oralmente por inúmeras gerações, sem que seja possível obter registros.

Algumas pessoas, SECTUR (2014, p.122) disseram ter ouvido tratar-se de bolo feito desde a época dos escravos ou da época dos índios.

Presente anualmente nas Festas do Divino e do Rosário

Hoje é distribuído gratuitamente após a alvorada da Festa do Divino Espirito Santo e na Festa do Rosário dos Homens Pretos, e elabora sentido às festas junto as demais ações que se desenvolvem desde a preparação inicial até o momento final, manifestação que reconhecidamente é parte integrante do patrimônio cultural local, transmitido por gerações.

Atualmente a confecção do Bolo de Arroz na cidade de Diamantina, preservando em parte, sua receita original e os passos de sua confecção, vem sendo realizada pela Ordália, coordenadora da Vila Educacional de Meninas –VEM, que realizou pesquisa e buscou conhecimento para sua elaboração.

O Bolo de Arroz é patrimônio cultural diamantinense. Participe das ações de recriação e fortalecimento deste bem. Conheça mais sobre o Bolo de Arroz de Diamantina.


Oficina Recriação Receita Bolo de arroz

Fonte: Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio. SECTUR. Dossiê de registro do Bolo de Arroz de Diamantina. 2014.

Veja também:
Quer aprender como preparar o Bolo de Arroz de Diamantina?
Pacotes para Vesperata 2018


Compartilhe:

Cinema gratuito em Diamantina Ultra Maratona MTB Sertão Diamante 2018