Espaço Leitura Helena Morley

Inaugurado no dia 16 de março, o Espaço Leitura Helena Morley é a nova biblioteca da Pousada do Garimpo

A inauguração marcou o primeiro de muitos eventos que acontecerão ao longo do ano em comemoração aos 30 anos da Pousada do Garimpo.

Isso mesmo!

No dia 01 de maio de 2019 a Pousada do Garimpo completa 30 anos de muitas histórias, dedicação e trabalho sempre focada em atender da melhor forma possível seus hóspedes e parceiros.

Espaço Leitura Helena Morley Pousada do Garimpo

Um pouco sobre o Espaço Leitura Helena Morley

Helena Morley – pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant – foi a primeira memorialista feminina do Brasil. Filha de um inglês e de uma diamantinense viveu em Diamantina durante a sua infância e a sua adolescência. Nessa época, escreveu um diário que foi transformado no livro Minha Vida de Menina, diário ambientado na diamantina do século 19 e publicado na Inglaterra em 1942.

A obra fez muito sucesso tanto em terras inglesas, quanto em terras brasileiras e, em razão disso, virou filme em 2003 da diretora Helena Solberg.

O filme Vida de Menina foi lançado no Festival de Cinema de Gramado de 2004, premiação em que foi o grande vencedor.

O acervo do Espaço Leitura Helena Morley

A biblioteca inaugurada na Pousada do Garimpo no dia 16 de março de 2019, carrega o nome de Espaço Leitura Helena Morley a pedido da ex-professora de letras, escritora e sócia Vera Lúcia Felício, que foi consultora da diretora Helena Solberg.

Vera Lúcia no Espaço Leitura Helena Morley

Vera Lúcia é a doadora dos livros – muitas obras relacionadas a Diamantina e ao Vale do Jequitinhonha – que nele se encontram. Essas obras integram o acervo que Vera construiu ao longo da sua vida e ficarão, a partir de agora, disponíveis para quem quiser se deleitar com a magia das palavras.

A abertura do Espaço de Leitura Helena Morley representa, assim, uma iniciativa de preservar a história, de disseminar cultura e conhecimento e de estimular o lazer.

Dessa forma, nada mais justo que homenagear e que agradecer à Dona Vera, quem viabilizou tudo isso.

Venha conferir!

Confira a Galeria de Fotos do Espaço e de sua inauguração:


Compartilhe:

Pacote para a Semana Santa em Diamantina Noite de Seresta em Diamantina