Garimpo Real Diamantina

Garimpo Real: trabalho artesanal em harmonia com a natureza

Para quem vai visitar Diamantina, cidade natal do ex-presidente Juscelino Kubistchek e Chica da Silva, tem agora outro bom motivo para esticar a estadia na cidade.

Trata-se do Garimpo Real, inaugurado para visitas em abril de 2007.

Único garimpo artesanal do Brasil em atividade e que também é aberto ao público.

Quem acompanha o passeio é o proprietário, o garimpeiro Belmiro Nascimento, que com muita simpatia e disposição mostra as diferentes técnicas de garimpo realizadas no local: a garimpagem nos caldeirões de água; o sistema da grupiara e o sistema da “boa”. Por fim, chega-se à peneirada, estágio final, quando os garimpeiros tentam encontrar o diamante.

Ao longo do trajeto também é possível ver garimpeiros exercendo a atividade (conversar com eles é uma dica e tanto para quem quer conhecer histórias bacanas sobre o garimpo na cidade e ouvir “causos” vividos pelos garimpeiros).

E quem quiser pode até arriscar sua habilidade na garimpagem. Os locais onde os trabalhadores comem e dormem também fazem parte do roteiro.

Não bastassem esses atrativos, o local possui uma beleza natural muito bacana, com formações rochosas atípicas.

É importante frisar que no Garimpo Real não é usado mercúrio na hora de apurar a pedra preciosa e que os garimpeiros exercem livremente a atividade, sem precisar pagar pelo uso do terreno.

Visita ao Garimpo Real em Diamantina/MG

Quem quiser conhecer melhor as atividades no garimpo pode fazer a visita em qualquer dia da semana, mas deve agendar com o Belmiro pelos telefones:

(38) 9106-1226 ou (38) 3531-1557

Se quiser mais informações, acesse o site: www.garimporeal.com

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre Diamantina

Diamantina representa uma das mais fascinantes regiões turísticas do Brasil, seja pela cultura popular, pela expressão arquitetônica ou pela beleza da natureza que a cerca.

Envolta por serras, rios e cachoeiras, Diamantina é uma cidade que soube conservar sua arquitetura, cultura e natureza tornando-se uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas do Brasil e promove um dos mais belos e fascinantes eventos musicais ao ar livre de Minas Gerais: as famosas Vesperatas de Diamantina.

Veja os Pacotes da Vesperata oferecidos pela Pousada do Garimpo

 


Compartilhe:

fHist: Festival de História de Diamantina 2019 Trail Run Espinhaço Extremo 2019 em Diamantina/MG