Natal em Diamantina

As comemorações e a programação do Natal em Diamantina

Presépio Natal em Diamantina

O Tempo do Advento é o período que antecede o dia do nascimento de Jesus Cristo.

Onde decoramos a casa, montamos a Árvore de Natal, o Presépio e nos preparamos espiritualmente para o Natal; tempo de reflexão, esperança e contemplação.

Na tradição diamantinense, a musicalidade nata de sua gente, expressa sua devoção por meio de belas cantorias ao longo do mês de dezembro.

Programação do Natal de Diamantina em 2018

Catedral Diamantina no Natal08 de dezembro

A programação começa com o Recital de Natal da Arte Miúda, no dia 08 às 20h, na Catedral Metropolitana.

O espetáculo, “Natal Encantado”, conta também com a participação do Coral do Seminário e da Banda de Música do 3º BPMMG.

Para assistir basta colaborar com um Kg de alimento não perecível. A Arte Miúda que já encanta a todos durante o ano, com este Sarau vem trazer toda a magia do Natal.

15 e 16 de dezembro

Já no fim de semana, nos dias 15 e 16, o Coral da Colônia Diamantina e a Orquestra Sinfônica de PMMG apresentam a “XVII Cantata de Natal”.

As apresentações acontecem, no sábado, às 20:30 na Catedral Metropolitana e no domingo, as 11:30 na Basílica do Seminário.

A Colônia Diamantina, formada por diamantinenses ausentes, busca resgatar e divulgar a musicalidade diamantinense em apresentações aqui, na Capital e em outras cidades do Estado.

21 de dezembro

Aproximando-nos à Véspera do Natal, dia 21 também na Catedral Metropolitana, às 20 h, envolto de muita liturgia, acontece o “II Oratório de Natal” apresentando o espetáculo “Natividade” com a participação de todos os Corais das Paróquias de Diamantina, da emblemática Banda Euterpe sob regência do Major Edson e da direção do Padre Nereu.

22 de dezembro

E no dia 22, não vale perder a Cantata de Natal da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina com a participação do Coral do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita.

A apresentação acontece as 10:00 da manhã de sábado na Igreja São Francisco.

E para finalizar e dar as Boas Vindas ao novo ano, a programação continua!

29 de dezembro

A celebração do Natal, no entanto, prossegue ainda com o I Encontro de Folias de Reis e Pastorinhas.

O Encontro acontece no dia 29 a partir das 8:00 no Espaço Jk da UFVJM na Rua da Glória.

Os Santos Reis, vindos de vários povoados, comunidades e distritos, com suas bandeiras centenárias, passadas de geração a geração, cantam e dançam para anunciar o nascimento do Menino Jesus, para abençoar os lares e para dar as Boas Vindas ao ano que se inicia.

E que tal comemorar o Natal  e Ano Novo em Diamantina?

Conheça nossas acomodações e faça já sua reserva.

Até o dia 15/12/2018 estamos também com uma Promoção Especial para o Reveillon, confira!


Compartilhe:

Pacote para a Semana Santa em Diamantina Noite de Seresta em Diamantina