Chef Vandeca

A história da gastronomia mineira passa obrigatoriamente por Diamantina e pela herança deixada por garimpeiros e tropeiros, que se serviam dos ingredientes encontrados no fundo do quintal: galinha, couve, quiabo, milho… Pratos substanciosos eram necessários para o trabalho árduo de caça às pedras na beira dos ribeirões.

Já a história da comida da cidade passa por Luiz Rosário Vieira Lobos, o Vandeca, um chef especialista em culinária mineira, cujas panelas de pedra e barro já serviram até presidentes da república, caso de Tancredo Neves e Fernando Henrique Cardoso. Vandeca conta que aprendeu a cozinhar aos 13 anos com a avó. Na adolescência, nos idos dos anos de 1970, trabalhava em acampamentos de garimpeiros fazendo comida em baciadas para centenas de trabalhadores das minas. Tinha de dar conta de tudo, todo dia, sozinho e sem reclamação: acordar de madrugada, servir o café da manhã, o almoço pronto na hora exata, novamente o lanche e depois a janta ao cair da tarde, sem falar da limpeza e da arrumação. Suas recordações desse tempo lembram um passado de apreço e de muita alegria, principalmente quando cita os antigos patrões.

Desde 1988 comanda a cozinha do restaurante O Garimpeiro da Pousada do Garimpo, que por sua exigência possui uma horta orgânica para seus temperos e hortaliças nos fundos.

O cartão de visitas do restaurante O Garimpeiro é o chamado Bambá do Garimpo, um prato típico feito à base de feijão batido, costelinha, couve picada bem fininha e angu. Vandeca ainda aperfeiçoou a receita, originalmente chamada de entrecosto de porco, com novos temperos e proporções equilibradas dos ingredientes, tornando-a menos calórica. No cardápio do restaurante, o Bambá se junta a outros clássicos, como o tropeiro, o lombo com tutu e o frango com quiabo. Para sobremesa há uma imperdível casquinha de limão com doce de leite, no qual a fruta passa oito dias apurada, com troca de água a cada duas horas, para perder o amargor. Esqueça a dieta e não deixe de provar.

Aprenda como fazer o Bambá do Garimpo com o Chef Vandeca

Veja o vídeo:

Texto extraído do original de: Viaje Mais/Tales Azzi

Vídeo produzido por: Marcelo Pereira


Compartilhe:

fHist: Festival de História de Diamantina 2019 Trail Run Espinhaço Extremo 2019 em Diamantina/MG